quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Sopa de Agnoline pra esquentar esse inverno!


Oi!

Ontem recebemos um casal de amigos queridos. Estava muito frio, mas muito frio mesmo! Aproveitamos a oportunidade e fizemos fogo na lareira, abrimos um bom vinho e eu fiz uma deliciosa "Sopa de Agnoline", isso é o mesmo que "capeletti" mas o primeiro nome é o nome italiano que eu sempre ouvi na infância pelo interior de Santa Catarina.

Tem mesmo gosto de infância essa sopa. Tradicionalmente preparada com caldo de galinha, faz-se uma canja, e depois acrescenta a massinha recheada também de frango.

Eu incrementei um pouco mais com legumes e ervas finas, pode substituir os meus legumes por qualquer outro, tomando cuidado com o momento certo de colocar, por exemplo, a batata demora mais pra cozinhar que o brócolis que só entraria mais pro final. E fica muito substâncioso apesar de leve.

A massa eu até sei fazer mas na correria não tive tempo e dá um trabalhão, então mandei fazer em uma casa de massas aqui perto, peguei no final do dia fresquinho, você pode perguntar nas casas de massas eles sempre tem.

Aí vai:

Receita para 6 pessoas:

- 700g de agnoline
- Caldo de galinha, ou água
- 1 cebola pequena
- 02 batatas médias
- 3 batatas salsa
- 2 cenouras
- meio maço de couve
- um punhado de oregano fresco
- um punhado de tomilho fresco
- salsa picada

Começe fritando a cebola em uma panela de barro, em seguida vá acrescentando os legumes duros, assim que começarem a suar acrescente mais ou menos 1 litro e meio de agua ou caldo de galinha. Deixe cozinhar até amolecer os legumes, mais ou menos uns 20/25 minutos. Vá acrescentando mais água conforme vai evaporando.
Quando os legumes estiverem cozidos é hora do agnoline, e de algum outro legume como por exemplo, couve-flor.
Quando a massa estiver cozida coloque couve mineira cortada fininha.

Prontinho... agora pode até legar a panela pra mesa q ela continua quentinha por bastante tempo.
Servi com pão italiano, queijo ralado de boa qualidade, azeite de oliva e até umas gotinhas de óleo de gergelim torrado.

Simplesmente delicioso, nota 10!

Aproveitem!

2 comentários:

  1. Oi Dani! Hummm, que delícia devia estar essa sopa! Obrigada pela visita! Tb estou te seguindo, apesar de não conseguir me visualizar em seu blog (estranho). Seria ótimo um café sim para trocarmos uma receita! Bjs, mi.

    ResponderExcluir
  2. que delicia de sopa , aqui muito quente pra tomar uma sopinha agora mais no inverno que logo logo chega , com certeza vou fazer, alias vamos fazer juntas ne dani

    ResponderExcluir